sexta-feira, 7 de março de 2014

Bas`llele Malomalo


História Oral

Congolês   Bas`Illele Malomalo



Esta história foi contada pelo próprio professor Bas`Illele Malomalo em uma entrevista cedida por ele gentilmente no dia 03/06/2009 
Entrevista foi feita por mim: Edevanir Leopoldino, Elis e Elaine minhas amigas de sala                             

   
                                      INTRODUÇÃO

Meu nome  é Bas`Illele Malomalo professor de história da África e cultura Afro-brasileira  nasci no ano de  1973 na republica democrática do Kongo neste ano chamava-se  Zaire  interior do país conhecido também  como África profunda ou áfrica das aldeias, isso pelo fato de preservarmos nossas  tradições exemplos: formas de casamentos, o nosso laser como o tambor ,atabaque,as danças e as canções de nossos avós passada para os filhos, também o modo de fazer economia e essa economia  conhecida como “economia domestica” aonde cada família tem um pedaço de terra e se cultiva algumas espécies de alimentos como mandioca, milho sendo a caça e a agricultura uma das atividades principais e o outro costume que se tem é você ter uma  família congregada em torno de um pai e uma Mãe como no meu caso meu  Grupo étnico Neguece é um grupo patrilinear ai a tendência no caso de minha família, tem meu avô meus  tios de meu pai constrói casas em torno da casa do avô no nosso terreiro ou seja no nosso quintal é isso que chamamos de áfrica profunda.

A INFÂNCIA: 
Eu deixei a minha aldeia conhecida como Indube eu tinha a idade de 05 anos de idade neste período meu pai ia para Kinshasa a capital do Kongo para começar a faculdade aos 13 anos sai de Kinshasa não tinha muitas memória da aldeia, minhas lembranças e memórias são um pouco vagas, mas lembro-me que ainda não falava a língua local o que seria o indeguese por esse fato digo que teria de 4 á 5 anos era criança ainda logo ao chegar em Kinshasa por exigência de meu pai eu tinha que fazer faculdade neste momento toda minha família migra para Kinshasa neta cidade  já tinha parte de minha família materna  pelo lado de minha mãe residindo lá, pois meu avô Shimba Kinda era comerciante uma pessoa de classe média e ele já tinha parte de sua família  residindo em Kinshasa ele Tinha uma casa ali, nesta casa você encontrava minhas tias, minha avó materna e no momento que minha família chegou em Kinshasa nós fomos morar na casa dos pais de minha mãe neste momento meu pai inicia  os estudos na faculdade e como era comum na minha família as crianças começarem estudar com 07 anos comigo não foi diferente meu pai se forma em ciências humanas na época era uma mistura de teologia com psicologia essa disciplina  ciência  surge por que havia uma necessidade na universidade católica de Kinshasa formar algumas pessoas como animadoras de comunidades eclesiais assim se preparava alguns leigos fazendo-se alguns cursos de mestrado com diploma e certificados para que assim pudessem voltar para as respectivas aldeias no interior assumir comunidades  como tinha poucos padres meu pai se formou como mestre e como tinha esta parte de psicologia e na maneira de meu pai de entender seus filhos tinha que começar a fazer a escola  com 7 anos então nós fazíamos o maternal todos de minha família inicia os estudo a partir do maternal lembro-me que comecei os estudos em 1980 e terminei em 1986 se eu não me engano terminei aos 13 anos neste período de 13 anos  meu pai retornou para o interior pois ele sempre gostou do interior ou seja áfrica profunda e era ali que ele se sentia realizado sentia-se mais bem do que na cidade afinal ele nunca gostou da cidade neste retorno de meu pai eu fico separado dele  por cinco anos isso é uma dor muito grande para uma criança, alias em minha vida sempre ouve este vazio de ficar sem meu  pai e sem minha família. 
Em construção!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário